quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O que faz

um escritor ser escritor? Muitos escrevem mas nem todos são escritores. Por isso gostava de saber quais são os critérios para alguém ser considerado escritor. Não pode ser apenas escrever, nem editar um livro. Uma pessoa que escreve e têm 1/2 livros editados é considerado escritor? e se os livros não prestarem e se foram só dois livros continua a ser um escritor? A profissão de escritor, existe? e se existe quando é que uma pessoa pode dizer que a sua profissão é ser escritor? Isto aplica-se também aos pintores ou escultores mas falei na escrita porque me parece que hoje em dia muita gente escreve e gosta de escrever mas isso, para mim não faz deles escritores.

2 comentários:

  1. Acho que há certas caracteristicas que sobressaem (e não te consigo dizer nenhuma em especifico, acreditas?!). Pessoalmente não considero alguns escritores contemporâneos como escritores (e alguns até muito conhecidos e muito falados) - eu adoro ler escritores carismáticos, únicos, que sabem cativar, que sabem contar uma história, que surpreendem, que inspiram e que deixam saudade.

    Recentemente ouvi a expressão: " Reler um livro é como visitar velhos amigos, matar saudades, voltar a "casa" e às memórias felizes e reconfortantes".

    Acho que o escritor ideal é aquele que nos faz querer chegar ao fim do livro rapidamente e, simultaneamente, nos faz querer perder-nos com aquelas personagens para sempre. Aquele que nos faz querer voltar a "casa" muitas vezes só para ter o prazer de ler as suas palavras e de reencontrar velhas personagens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é uma coisa muito particular e muito difícil de definir

      Eliminar