segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Doença de Raynaud

Bem simplificando,

a doença de Raynaud é uma doença que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano — mãos e pés, assim como os dedos destes, nariz, lóbulos das orelhas — quando submetidos a uma mudança de temperatura inferior ou stress (wikipédia). 



É uma doença que tenho e por isso explicando por palavras minhas. Quando ta frio, o sangue não chega as extremidades no meu caso dedos das mãos e pés. Estes ficam brancos porque estão sem sangue e gelados. a sensação é um pouco difícil de explicar porque se perde um pouco a sensibilidade mas sente-se que tá ali alguma coisa mal. Nas mãos a coisa resolve-se razoavelmente bem porque sempre conseguimos mexer e tal mas nos pés é horrível tenho bastantes dores e não convém que os dedos estejam muito tempo sem receber sangue. Não se deve aquecer de forma brusca por que senão faz frieiras que ainda piora a situação. Nada de por mãos ao pé da lareira e coisas assim tem de se aquecer aos poucos. Abrir e fechar as mãos ajuda mas dói um pouco. é que não sei se estão a ver mas se não está a receber sangue é como se estivesse morto. Já me aconteceu em pleno agosto, tive muito tempo na água e fiquei sem sangue. Basicamente eu e o frio não nos damos bem, e acreditem que mesmo com vários pares de meias e luvas a coisa fica difícil. O meu namorado recusa-se a aquecer-me os pés porque senão fica ele gelado. É algo chato e desconfortável mas com o qual já me habituei a lidar. não tem cura, mais ou menos por esta altura tomo uns comprimidos que ajudam na circulação sanguínea para não acontecer tantas vezes. Verdade seja dita é sempre fixe mostrar ao pessoal as mãos sem sangue muita gente não conhece e fica muito surpreendida e assustada lol....

Sem comentários:

Enviar um comentário