sábado, 22 de setembro de 2012

Bolo

Há uns dias fiz um bolo, que modestia a parte estava muito bom. Era uma receita que nunca tinha usado e desapareceu num instante. Em baixo podem ver que bonito estava. 



Ter feito um bolo não é nada demais, faço várias vezes e com diferentes receitas. O que vos quero mostrar é onde fiz o bolo.  



Esta forma é um utensílio antigo para quando ainda não existia fornos a gás e muito menos a electricidade. A peça mais escura coloca-se em cima de um bico do fogão (aconselho o mais pequeno) e depois a forma coloca-se em cima da peça com a respectiva tampa que como podem ver tem um vidro para podermos ver o bolo. O que não vêm é que a tampa tal como a forma tem na borda alguns orifícios para se o bolo precisar de respirar. Como foi a primeira vez que utilizei esta forma, tive o lume sempre baixo com medo de queimar o bolo mas com a experiência vão percebendo qual a intensidade de lume a utilizar. Sei que hoje em dia é quase todo eléctrico agora é só colocar os ingredientes e depois tirar o bolo mas isso para mim desfaz todo um ritual que me parece necessário. Os fornos por norma consumem muito gás ou eletricidade que para um só bolo é desperdício por isso acho uma boa sugestão uma forma que podem ter no fogão e ir controlando a intensidade do lume.

Sem comentários:

Enviar um comentário