terça-feira, 2 de junho de 2015

Sensação de segurança

Todos temos medo do incerto, faz parte da raça humana. Gostamos de saber com o que contar, gostamos da segurança, de chegar a casa e saber quem lá está. Volta e meia precisamos de sentir aquela adrenalina, de dar o passo no escuro e perceber o que está para lá do desconhecido mas isto é só volta e meia. 90% das vezes queremos segurança e estabilidade. Esta sensação de segurança é tão viciante que por vezes refugiamos-nos nela, não damos o passo em frente porque afinal até estamos bem onde estamos, não procuramos a adrenalina porque pode correr mal, não queremos saber do desconhecido. Basicamente acustomamos-nos aquilo que temos (e atenção que não quer dizer que seja mau) mas todos vamos abdicando de coisas ou porque não há dinheiro, ou porque não há tempo e principalmente porque temos medo da incerteza. Vemos-nos a "aceitar" algo que sabemos ser seguro do que arriscar. Isto vai das coisas mais pequenas (tipo experimentar um restaurante novo ou um novo corte de cabelo) até coisas mais importantes (como relacionamentos e opções de carreira). Isto não é fácil e todas as pessoas tem maneiras diferentes de lidar com as coisas, e por isso uma questão complicada. Onde ou como é que se estabelece um limite ao que abdicamos?? E depois se uma vez abdicamos de experimentar um restaurante novo temos que, a partir daí, abdicar sempre? E quando abdicamos de algo para outra pessoa não ter de abdicar? 

2 comentários:

  1. Ao ler este texto pensei no meu A., acho que não nos juntamos por isso mesmo, ele não se sente preparado para perder a estabilidade que tem ao viver com os pais, ou então tem medo de perde-la...é mesmo assim cada pessoa tem o seu tempo para ir mais além e perder esse conforto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo tu estas a "abdicar" de não ires viver com ele porque ele não "quer" abdicar de algo. É muito complicado mesmo eu sinto-me na mesma posição e não consigo perceber até onde "se aguenta" abdicar ou quando temos de seguir com as implicações que isso tem.

      Eliminar