domingo, 6 de dezembro de 2020

Maior consciência

 Desde pequena que me lembro de fazer reciclagem em casa, mesmo antes de aprender na escola primária. Depois veio a minha furretice ao de cima que me impediu de fazer grandes gastos disparatados. Comprar roupa foi muitas vezes uma tortura, achava (porque já não me lembro da última vez que comprei roupa) que as roupas eram demasiado caras e ainda por cima muito provavelmente tinham sido feitas por uma criancinha desfomeada do outro lado do mundo. No meio disto veio a consciência alimentar ( e não vi o cowspiracy) e passei a comer menos carne. Mais tarde, talvez há 10 anos, veio a parte da tralha. De ver a casa dos meus avós atafulhada, comecei a destralhar o meu quarto. Quando fui morar sozinha, mais uma vez a forretice e também já alguma consciência que não precisamos de muito, comprei pouquíssimas coisas para a casa e volta e meia dava uma volta a casa e colocava coisas para dar. Também comecei a ter mais atenção ao que comprava, se precisava mesmo, se não tinha ninguém (as minhas avós) que tivessem a mais...basicamente arranjar o que precisava sem ter de comprar. Decidi que quando uma embalagem de algo terminasse, tentava viver sem ela para perceber se 1:eftivamente me fazia falta, 2: se não arranjo uma alternativa com as coisas que ainda tenho. Quando me mudei recentemente, foi um grande momento de limpeza e mesmo assim nas semanas a seguir já na casa nova, desfiz-me de várias coisas. Comecei a tentar comprar a granel, comecei a fazer o meu iogurte. Para próximos passos quero começar a fazer os meus próprios detergentes e fazer mais compras a granel. Cada vez mais sinto o peso (bom) da consciência dos resíduos que produzo e procuro maneiras de os minimizar. Para mim é um processo que vai acontecendo e tento ir melhorando todos os dias e tento também influenciar as pessoas à minha volta porque acredito que se cada um fizer um pouco já ajuda. 

Deixo a lista que me ajuda a minimizar

1. Preciso mesmo disto? (Experimentem viver sem)

2. Tenho a certeza que não há aqui por casa uma embalagem escondida disto? (guardem o stock todo no mesmo sitio, assim fica mais fácil não ter embalagens perdidas pela casa. 

3. Não tenho algo em casa que possa usar para o mesmo efeito? (procurem na internet por opções, vão ficar surpreendidos)

4. Família e amigos não têm a mais? (até podem trocar com coisas que já não precisam)

5. Posso esperar para pedir como prenda? (quem me conhece já sabe e pergunta-me o que preciso e eu digo efetivamente coisas que preciso)

6. Posso/consigo fazer? 

7. Qual é a opção mais sustentável para adquirir o que preciso?

E claro depois disto fazer a reutilização da embalagem e depois a respetiva a reciclagem

Pode não ser fácil, eu até ao ponto 5 vou bem mas depois fazer e encontrar opções ainda é difícil. 

Volta e meia deem uma volta a vossa casa, uma divisão a cada mês e tirem o que não faz falta, aproveitem para dar a quem precisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário