domingo, 17 de maio de 2015

Guia de intruções

Em principio para o mês que vêm tenho um casamento. Ora o último e único casamento que fui, tinha 5 anos e foi uma coisa no registo civil e mal me lembro da festa. O meu conhecimento sobre casamentos é -5 de 0 a 20. Por isso ajudem-me. Como é que a cena funciona? As prendas dão-se quando? Que prenda se dá? O que vestir, calçar e usar? Quais as "regras" de etiqueta? Existe fila para as fotografias? Como sabemos onde nos sentamos? A cena da missa demora quanto tempo? 

5 comentários:

  1. Tu és uma mulher cheia de sorte! Só a mim passam a vida a convidar para casamentos (são os ossos do oficio de vir de uma familia demasiado ligada à religião e à igreja). Só este verão tenho 2 e são os dois um a seguir ao outro, literalmente no mesmo fim-se-semana [A pontaria das pessoas é impressionante! :D ].

    Em relação a todas as outras questões depende de diversas coisas (ajudei-te muito, não foi? :P )

    Vou-te falar segundo a minha experiência (tenho uns 30 casamentos no curriculum, isto a nivelar por baixo mas como tive muitos em bebé, suponho que alguns não contem como experiência :D )

    Mais a sério: Por norma, as pessoas escolhem dar dinheiro mas há quem dê outro tipo de prendas (aqueles vouchers com escapadinhas, coisas para casa, etc). Há noivos que fazem até listas do que precisam e deixam numa determinada loja ou disponibilizam às pessoas e elas dão aquilo que lhes faz falta... (mas se não te disseram nada, provavelmente essa lista não existe).
    Quanto ao montante, nós tentamos pagar o prato e dar mais algum [o prato depende dos locais onde for feito o casamento e zona do país - na minha zona actualmente o prato por pessoa varia entre os 65€/70€ e o céu é o limite]... mas isso acho que deves dar o que achares que deves e o que podes dar.
    Habitualmente, o dinheiro é entregue num envelope, pode ser entregue antes da cerimónia, depois, antes de entrarem na quinta, depois. Muitos só dão antes de se irem embora e usam isso como "desculpa" para falar com os noivos para se despedirem. Eu tenho o hábito de colocar sempre um bilhete a desejar as felicidades ou algo diferente lá dentro, para além do dinheiro. (No meu casamento, por exemplo, a maioria só colocava dinheiro lá dentro mas eu gostei bastante daqueles que, escreveram alguma coisa para nós) - por norma, as pessoas escrevem o nome no envelope que oferecem (até porque há sempre quem dê envelopes em branco - vazios - eu pessoalmente acho uma falta de respeito. Acho que nenhum convidado é obrigado a dar nada e um envelope com um bilhete, por exemplo, a desejar as maiores felicidades era um excelente gesto mas entregar vazio e sem nome parece-me gozo e falta de respeito).

    ResponderEliminar


  2. A nível de vestuário e afins: pergunta aos noivos se o casamento é descontraído ou não. Sei de casamentos que são descontraídos, com roupa muito desportiva outros com roupa muito fluída (fui a um em que ambos os noivos foram com roupa muito fluída - de linho - pelo que nós os convidados também íamos assim) - um casamento extremamente descontraído e um dos melhores a que fui... Mas há outros onde é para ir extremamente formal (quase como uma gala)...
    Se for formal tens regras de etiqueta para o caso de ser de manhã/tarde e noite. Na minha familia ninguém respeita isso (porque consoante a hora do dia é suposto mudar o tamanho do vestido e há sempre quem vá de vestido até aos pés ou de vestido curto, por norma nunca ninguém usa vestidos brancos) :D mas há pessoas que ligam muito a isso. Só tive um único casamento onde uma familiar avisou mesmo no convite que era um casamento tipo de gala e nesse todos deveríamos ir a rigor.

    Em relação ao vestuário depende mesmo muito da familia e do género de pessoas que são: na minha parte paterna os casamentos tendem a ser todos muito mais descontraídos, onde as pessoas até vão com vestuário mais arranjado, mais preparados, etc mas nada de muitas extravagâncias. Já no meu outro lado da familia é o oposto...(ou seja, tu deves conhecer bem quem te convidou, que tipo de casamento achas que vão preparar?Em caso de dúvida, pergunta se há dress-code)

    [Uma dica salva-vidas - ou salva-pés: se fizeres questão de dançar, de andar um pouco, etc. podes levar aqueles saltos de meter medo mas leva umas sabrinas/sandálias rasas para trocar mais tarde]


    Pessoalmente nunca vi filas para as fotografias :D


    Para saber onde te sentares: Existe, quase sempre, um placard grande com as mesas e os respectivos lugares de cada um. Por vezes, também há marcação de lugar na própria mesa, outras vezes é deixado à escolha dos convidados em que sitio se sentam na mesa onde estão.

    A "cena da missa" depende do que os noivos querem/pedem e do padre também :D A minha durou 1 hora e foi casamento e baptizado e deu tempo para tudo e mais alguma coisa. Já estive em missas de 2,3 horas... é horrível. (Aliás o meu casamento atrasou 1 hora porque o padre que deu a missa antes do meu casamento - era convidado dos noivos - fez uma missa de 3 horas!)

    E não sei se sabes mas costuma ser tradição as noivas atrasarem-se e há noivas que levam essa tradição muito a sério (num casamento onde fui a noiva apareceu 1 hora depois!).
    Na minha terrinha, por causa dessas coisas, o padre só dá tolerância de 15 minutos e depois cancela o casamento :D (o meu não foi porque a culpa não foi nossa). Não sei é se a tradição é geral nem se todos os padres também cortaram nesse tempo de espera...

    (Credo, escrevi um testamento!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, ajudou um pouco. Não conheço ninguém do casamento, o meu namorado é k foi convidado e quer me levar como acompanhante. Torna as coisas um bocado mais difíceis mas vou tentar sacar informações.

      Eliminar
  3. Esquece toda a etiqueta e diverte-te =) Isso é que interessa! (Em relação à prenda costumo dar um envelope com dinheiro...mas depende de cada um!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se os casamentos são divertidos mas vou tentar

      Eliminar