terça-feira, 4 de novembro de 2014

A pressão do Natal

Sinceramente não me recordo de existir assim uma pressão tão grande para o natal, pelo menos a 4/5 anos as coisas não eram assim ou eu não me lembro? Agora espera se que as pessoas comprem imensas coisas, decorem muito bem a sua casa e façam jantares grandiosos. E as pessoas que não celebram o natal? Bem essas coitadas devem estar já fartas desta pressão até eu que apesar de não ser católica celebro o natal (porque os meus avós são católicos e fui habituada a celebrar sem perceber o seu significado religioso, para mim significa família junta e bom comer) estou farta desta pressão natalícia. E as pessoas que não podem celebrar o natal? Não me lixem por muito que se possa ser original e fazer imensas coisas criativas com pouco dinheiro ainda não se inventa dinheiro e infelizmente existem muitas famílias que não tem possibilidades de celebrar o quer que seja. Felizmente não me posso queixar disso mas cá em casa só eu é que ligo ao natal e custa-me um pouco ver toda a algazarra em que as pessoas andam sabendo que por cá vai ser um dia praticamente normal. Ainda falta para o natal e o tempo já passa tão depressa que não precisa que as pessoas se adiantem as coisas, vivam o presente para chegarem bem ao natal. 

2 comentários:

  1. Eu tenho estado um tanto ausente de centros comerciais e como até gosto de ver as iluminações e as decorações natalícias não me sinto incomodada com as mesmas (nas raras vezes que lhes meto a vista em cima).

    Mas percebo que possa ser visto como pressão. Por exemplo, para quem tem filhos começam os expositores cheios de brinquedos e as publicidades que passam na tv são muito apelativos para eles. Depois temos todo o lado consumista do natal, parece que se compra tudo e mais alguma coisa e querem-nos fazer crer que, se não comprarmos aquilo tudo, o nosso natal é menor, menos feliz, com menos familia... Não sei porquê mas associo muito isso às modas americanas.
    Eu gosto da parte em que pensamos nas prendas que queremos dar, coisas que fazem falta ou que são um "miminho", no entanto, não considero isso a parte mais importante do natal, nem é essa a parte que tento promover.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é o significado de natal que tenho na cabeça, sempre aprendi a fazer as prendas para realmente terem um significado ainda hoje faço isso. E acho bem que as pessoas se entusiasmem com o natal mas acho que a tempo para tudo e não é preciso estar-se a apressar nada.

      Eliminar