domingo, 2 de novembro de 2014

O fantasma do Passado

O passado é algo comum a todos, não dá para fugir dele. Existem pessoas com mais ou menos orgulho no seu passado, todos nós temos na nossa história coisas boas e menos boas, coisas que fizemos mal e outras que fizeram mal a nós. A verdade é que o passado "construí" a pessoa que somos no presente. As nossas experiências boas e más moldam a nossa maneira de viver e é com elas que vamos aprendendo para melhorar. No entanto existe algo que eu não compreendo, pessoas que se recusam a falar no seu passado (claro que estou a falar de pessoas com nível de intimidade elevado), consigo compreender que existam coisas menos boas e que magoem a ser faladas e que custe muito dizer mas daí a se recusarem a falar para mim é estranho. Parece-me uma de duas opções: ou a pessoa não confia em nós o suficiente ou o tal passado ainda não está resolvido. Nenhuma delas me parece boa. E será o passado assim tão importante? Bem depende, há coisas que são muito importantes e outras menos. Não tenho que saber tudo sobre uma pessoa mas quando por acaso em conversa se fala em algo menos importante do passado e a pessoa se recusa a responder é porque afinal não é assim tão menos importante. Certo???

4 comentários:

  1. Talvez. Mas por vezes há coisas que nos magoaram demais para que consigamos falar delas abertamente.
    Há uma coisa sobre o meu passado que só o meu marido sabe e soube-o somente no ano passado. Não havia nada que ele pudesse ter feito para que eu contasse antes porque simplesmente eu não estava preparada para lhe contar. E provavelmente nunca irei estar preparada para o contar a mais ninguém... ou talvez venha a estar, não sei.
    Nem sempre o facto das coisas não estarem resolvidas na nossa cabeça implica que a pessoa que está ali não seja da nossa confiança, por vezes, temos receio do que possa acontecer se nos abrirmos com alguém. E se não acreditam em nós? E se põem em causa algo que nos magoou tanto? É que, por vezes, pode ser mais fácil lidar com as coisas que nos aconteceram do que com a rejeição de alguém a quem confiamos o nosso segredo.

    Mas só tu sabes em que circunstâncias em que isso está a acontecer e pode também se dar o caso dessa pessoa ser simplesmente fechada e não querer realmente falar sobre o passado por achar que isso não lhe vai trazer nada de bom.

    D.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive um dia a pensar naquilo que me escreves-te, realmente é difícil para mim perceber porque custa tanto falar do passado, se calhar sou eu que sou uma sortuda e apesar de ter tido coisas más não me incomoda minimamente falar delas mas lembrei-me que não tenho de perceber tenho que respeitar.

      Eliminar
    2. Acho que todos nós temos formas diferentes de lidar com coisas diferentes. Por norma, falo de tudo sem problema algum daí que seja dificil acreditarem que eu tenha coisas sobre as quais não gosto de falar. Duvido que alguém suspeite que eu tenha um segredo. Só que eu só consigo falar sobre o que não tenho problemas, o que já não me afecta... e esse assunto ainda me afecta mas é o único.
      Inicialmente, o meu marido não percebeu como é que eu lhe tinha contado tudo sobre o meu passado e não lhe tinha contado isso. Aliás eu sei que ele tem curiosidade em saber mais sobre esse assunto, mais pormenores e isso eu ainda não lhe consigo falar, nem sei se algum dia conseguirei.

      Eliminar
    3. Sim é verdade. E percebo que até passado um tempo seja difícil partilhar um segredo com receio da reacção da pessoa.

      Eliminar