domingo, 24 de novembro de 2013

Moral

A minha colega de trabalho é católica e anda na catequese, à uns dias falámos das aulas de religião e moral. Para mim eram as melhores, pois que eu não as tinha. Na escola primária havia religião e moral mas como os meus pais são ateus eu não assistia as aulas. Era-mos 4/5 miúdos que ficávamos cá fora numa mesa mais a professora e fazíamos o que queríamos. Lembro-me do P. que era indiano e não era católico, da R. (a minha amiga) que é adventista e mais um ou dois que já não me lembro porque não assistiam. Ainda hoje não tenho religião, acredito à minha maneira e vejo a diferença que faz a idade nestas coisas. A minha colega é mais velha que eu e apesar de ter tido moral e de ser católica tem uma visão das coisas não muito diferente da minha e consegue ter um olhar sem horizontes fechados como muitos religiosos, católicos ou não, que já conheci. Quando era pequena era quase um crime não ter moral, lembro-me de sermos olhados de lado por aqueles que assistiam as aulas, como se fossemos extra-terrestres. Lembro-me perfeitamente do dia em que uma colega católica disse que eu não podia ser filha dos meus pais porque eles não eram casados, lembro-me perfeitamente de ter pensado que era adotada e ter ficado triste com isso. Hoje é uma coisa muito comum e já não se olha de lado por uma pessoa não ser religiosa, a meu ver as coisas melhoraram.

Sem comentários:

Enviar um comentário