segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A importância do Obrigado

No outro dia numa aula uma aluna mandou uma "boca" mesmo dura a outra colega porque esta não lhe tinha agradecido um mail. toda a gente fez "ehhhhhh"

Achei a boca demasiado dura, principalmente à frente de todos, mas a verdade é que desde aí dou por mim a dizer Obrigado a toda a gente. Afinal se alguém se disponibiliza a fazer algo por nós no mínimo há que agradecer mas senhores o exagero da coisa também desvaloriza. Acho importante agradecer mas também temos de ter um pouco de noção do que é ou não necessário agradecer e também depende das pessoas. Se estiver na mesa e pedir ao meu pai para me passar alguma coisa não agradeço mas se lhe pedir para me ir buscar algo que implique ele sair do lugar já agradeço. Se for uma pessoa que não conheço tanto tenho mais atenção e por norma  agradeço mais vezes. Quando vamos as finanças não agradecemos ser atendidos, acho eu, mas muitas vezes ao passar na passadeira agradecemos a quem parou (que é uma obrigação da pessoa). Que confusão!! Afinal quando é que se deve dizer obrigado?

P.s: Eu, sei lá porque tenho a mania de estar sempre a pedir desculpa mesmo que não tenha culpa. Tipo uma pessoa vem contra mim e eu peço desculpa. Acho estúpido e dou por mim a pensar porque raio pedi eu desculpa mas é algo natural.



2 comentários:

  1. Tenho o desculpa e obrigado quase sempre na boca. Às vezes até me mete confusão, por exemplo, um empregado serve-me, pago e diz-me obrigado e eu respondo "obrigado" também. É mesmo estúpido e reactivo mas não consigo evitar (idem para o desculpa).
    E também fiquei chateada com uma amiga minha (que engravidou e tinha que ficar em casa) a quem eu passei um semestre inteiro a digitalizar os meus apontamentos e a enviar-lhe tudo sobre todas as disciplinas mesmo nas épocas de exames e que passou a achar "normal" o que eu fazia e não me agradeceu - aliás os agradecimentos, agora que acabou a uni, são precisamente o evitar-me e evitar qualquer pessoa que tenha estado com ela, que a tenha apoiado e ajudado naquela fase e enquanto ainda frequentava o estabelecimento em si.

    E é por estas (e outras coisas) que acho que ser bonzinho demais também nos torna muito aptos a que tendam a abusar e a calcar-nos. Não é algo bom e é muito importante saber traçar um equilíbrio "na coisa" (eu acho que ainda não consegui).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que a boca foi dura porque ela o disse a frente de todos e isso era escusado. Mas percebo que ela merece-se um obrigado, coisas da escola então acho que é daquelas coisas que o agradecimento nunca é pouco.

      Eliminar