domingo, 31 de agosto de 2014

Não se preocupar pode ser uma preocupação

Eu sou uma pessoa que estou muitas vezes preocupada. Dizem-me muitas vezes que me preocupo demais e que tenho que ter mais calma. A verdade é que agora ando bastante preocupada com um grande amigo meu porque ele não se preocupa com nada. O A. é um dos rapazes com maior raciocínio lógico que já conheci, é um cromo. Gosta de jogos de computadores e matemática. Fez a licenciatura praticamente sem estudar e que eu me lembre só fez 2 exames o resto passou a tudo em frequência. Há 3 anos que terminou a licenciatura e desde aí trabalhou no máximo 10 meses que não foram seguidos. O trabalho que teve foi precário e nada relacionado com a área mas era um trabalho. Já algum tempo que não faz nada, passa o dia em casa ao computador e pronto. Engordou, está mais limitado fisicamente e cada vez mais a isolar-se do mundo. Agora que estou sem trabalho tentei combinar várias vezes coisas com ele e ele sempre disse que não lhe apetece ou que é um desperdício de tempo (ya, porque ele é muito ocupado). Eu como amiga já tentei incentiva-lo a fazer mais coisas, a fazer exercício, a tomar conta de si, a ter iniciativa. Ele diz sempre que não quer saber e o argumento costuma sempre ser "não te preocupes que eu também não". Esta apatia, este completo desinteresse por si, esta falta de sonhos preocupa-me bastante. Percebo que seja frustrante uma pessoa fazer um curso e depois não conseguir nada com isso mas não me parece que ficar de braços cruzados a espera que alguma coisa nos apareça a frente seja uma solução. Percebo que uma pessoa fique desmotivada depois de algum tempo em casa e por isso é que acho que uma pessoa deve tentar manter-se o mais activa possível. Percebo muito bem a falta de auto-estima e acharmos que somos a maior treta a face do planeta e que andamos cá só a fazer peso ao chão mas também sei que para nosso bem temos de contrariar estes pensamentos e para isso é preciso esforço, trabalho e é preciso querer. Uma pessoa que não se preocupa com nada, não se preocupa em querer e isso é uma preocupação. 

4 comentários:

  1. Também sou das pessoas que estou sempre preocupada com tudo, mas também acho que não ter preocupação nenhuma é mau. Acho que esse teu amigo tem que ver por ele próprio que tem que fazer alguma coisa por ele, pelo que contas já não adianta alguém tentar ajudar... Espero que ele melhore! Bjinhoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se ele não quiser nada que eu possa fazer vai mudar as coisas.

      Eliminar
  2. Será que ele não está de tal forma frustrado que desistiu para não lidar com mais desilusões? De facto, é dificil ajudar quando as pessoas não querem ser ajudadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que sim e preocupa-me que esteja a entrar num estado depressivo mas o 1º passo para ter ajuda tem de ser dado por ele

      Eliminar