quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O meu pai que ficou desempregado a cerca de ano, ontem conseguiu trabalho, o que nesta crise e com a idade dele é algo espectacular. Ao jantar a minha mãe queixava-se que o salário que ele irá receber, dizia ela que é muito baixo quase o salário mínimo. Eu disse-lhe logo que não era a mesma coisa 100 euros fazem muita diferença e nem sequer fui para o facto de que o salário mínimo é por vezes o único rendimento na casa de uma família. Felizmente a minha mãe não passou por necessidades e não foi pobre, sempre trabalhou imenso para que eu não passa-se dificuldades. Muitas vezes ela diz que eu me faço mais pobre do que sou, quando não quero deitar uma camisola fora só porque tem um buraquinho ela diz:" não sejas pobre". A mim soa-me a uma afirmação infeliz, é verdade que não tenho necessidade de andar com roupa rota mas custa-me gastar dinheiro em coisas que não valem muito a pena. Principalmente custa-me gastar dinheiro que não é meu mas sim dos meus pais, agora  que trabalho sinto um alívio dessa parte. Sou poupada, picuinhas, tio patinho chamem-me o que quiserem mas a verdade é que conheço muito bem a vida de pessoas pobres e sei os sacrifícios que fazem e por isso custa-me a mim saber que um dia posso passar pelo mesmo. A vida não tá fácil, toda a gente sabe, o que não sabemos é o que nos vai acontecer. A minha mãe não é muito velha, conhece razoavelmente o mundo onde vivemos por isso choca-me um pouco que ela não entenda que existe famílias a viver com metade do que ela ganha num mês, choca-me que ela diga que não acha caro (18 euros) uma consulta de emergência no hospital público. 18 euros para uma família que tem 300 euros para sobreviver durante um mês se calhar significa não comer carne durante uma semana. A mim não me custa dar os 18 euros para uma urgência mas quem precisa deles para comer deve ser uma escolha complicada. Eu concordo cada vez mais que as pessoas deviam pagar conforme os seus rendimentos mas para isso era preciso que houvesse o mínimo de honestidade o que acho muito complicado.

2 comentários:

  1. Este país anda a ficar cada vez mais pobre...ter um trabalho já é algo acima da média! Parabéns ao teu pai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade. Obrigado, fiquei adirada afinal ainda há esperança.

      Eliminar