quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A força da inércia

Às vezes quero fazer mais e outras acho que faço muito mas quando quero fazer mais e melhor sinto uma força a impedir-me. Parece um muro invisível que não me deixa avançar. Irrita-me esse muro, irrita-me haver uma força que impeça de dar o passo em frente ou de dar o primeiro passo. Não sei se essa força é medo se é por segurança, se é  inconsciente ou se é consciente. Sei que ela existe e a força que eu tenho que fazer para que ela desapareça para que ela me deixe andar é tão mas tão grande que por vezes não consigo. Às vezes acho que não conquistei nada, que não melhorei nada que estou estagnada que ainda sou aquela miúda que falava com os amigos invisíveis e que se escondia atrás de todos e que não conseguia olhar nos olhos de ninguém, que sempre se habituou a estar sozinha e que pensava que ia ser assim para sempre outras olho-me ao espelho e penso "eh lá!! hoje estás gira", digo coisas importantes que os outros não sabem ou explico-lhes outro ponto de vista e tento ajuda-los explicando que nem tudo e branco e preto e que nem tudo é certo ou errado. A verdade é que todos os dias tento fazer mais ou melhor e se isso algumas vezes não é nada outras é muito. 

2 comentários:

  1. Ia começar a comentar com "acho que todos temos esses dias" mas na realidade não sei se todos temos, eu também tenho :)
    O que me parece é que quanto mais baixa a nossa auto-estima mais dias desses temos (e há alturas em que a mesma anda lá em baixo), por outro lado, cabe-nos a nós não nos deixarmos ser engolidos pela negatividade (falar é tão fácil!).
    Essa força que falas eu acho que é o receio de não se ser suficiente e, por vezes, até um pouco de auto-sabotagem por termos receio de ir além, por termos receio de conseguir, de provar a nós próprios que somos capazes, que merecemos...Às vezes os nossos próprios sentimentos negativos e pessimistas fazem-nos ter atitudes de auto-sabotagem que acabam por provar precisamente que não somos capazes e o ciclo repete-se... temos que quebrar o ciclo e acreditar em nós (falar é fácil, eu bem sei).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo auto-sabotagem pareceu-me "encaixar-se" mesmo no que eu queria dizer. Felizmente tenho cada vez menos dias de baixa auto-estima e sentir que sou capaz de fazer e que afinal não sou menos que os outros sabe tão bem.

      Eliminar