quinta-feira, 20 de março de 2014

Estarei sozinha?

Há uns dias, no trabalho, debatíamos o tema dos robots de cozinha. Se eram bons, se valiam o investimento, qual deles seria melhor. Nisto chefe de departamento (homem, 30 anos) diz: "nenhum robot é tão bom como a Dona L. (mãe dele), porque nenhum robot me põe a comida no taparuere (tupperware, como quiserem) e me faz a marmita" Eu fiquei um bocado em estado de choque a pensar "ele não acabou de dizer isto!" e antes de conseguir reagir a minha colega apoio-o. Vamos lá ver uma coisa, que a mãe dele lhe faça o almoço tudo bem percebo perfeitamente, muitas vezes o meu pai também faz o meu enquanto prepara o jantar. Agora que a mãe lhe ponha o almoço no taparuere e além disso prepare tudo o que ele necessita, para mim já é demasiado.Mais quando a mãe, coitada, não lhe consegue preparar o almoço ele vai almoçar fora porque fazer ele está fora de questão.  Que raio, o homem não tem dois braços e duas pernas. Acho que desde dos meus11 anos que a minha mãe não me prepara a marmita, um homem com 30 anos até devia ter vergonha de dizer que a mãe é que lhe prepara as coisas. Mães deste país eu sei que adoram os vossos filhos e acham que precisam sempre de mima-los e coitadinhos que até trabalham tanto e a vocês não vos custa nada fazer isso, coitado do menino que não sabe por um garfo e uma faca dentro de uma mala. Sabem esses filhos que vocês tanto adoram e mimam depois um dia vão ter que viver sem vocês e se calhar, digo eu, nessa altura não vão ter ninguém que faça as coisas por eles. Escusado será dizer que chefe é solteiro, acho muito difícil hoje em dia uma mulher aceitar um homem assim ou serei só eu que não aceitaria?



2 comentários:

  1. Não estás sozinha nisso!

    Para mim saber cozinhar, limpar, lavar (-se), etc faz parte de algo essencial: independência e sobrevivência.
    Não me parece viável que as pessoas vivam toda a vida à base de embalagens de comida pré-feita ou que acabem sem comer porque falhou a luz e a bimby não funciona tanto quanto não acho possível que alguém possa considerar-se independente sem que saiba fazer a higiene pessoal (se calhar o defeito é meu).
    Gosto de saber que sei desenrascar-me, que sei viver sozinha e gerir a minha casa sozinha. E espero que o meu filho também saiba como "viver sozinho" quando chegar a altura de sair de casa (quer para uni, para viver sozinho ou para partilhar a vida com alguém).

    Depois na questão dos casais também ajuda imenso, mesmo na qualidade de vida do casal.
    Tive a sorte do meu sogro, apesar de ter uma mentalidade muito retrógrada e machista em muitos pontos, ter ensinado o filho a cozinhar e a limpar a casa (pela minha sogra ele não mexia uma palha). É que é muito diferente dividir as tarefas ou viver numa casa onde as mulheres ficam com o trabalho que é feito em casa para além de terem um "trabalho a sério", ainda por cima, sempre desvalorizadas.

    Eu acho que a mentalidade que esses homens têm é culpa das mães, dos pais mas também das parceiras porque facilitam e aceitam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca conheci ninguém com mais de 10 anos que não soube-se fazer a sua própria higiene pessoal, espero não conhecer. Pois a mãe do meu namorado tá lhe sempre a fazer as coisas mas felizmente ele já andou na universidade e sabe fazer o essencial e as vezes até prefere fazer em vez da mãe mas ela pergunta-lhe sempre se ele precisa de ajuda. Neste caso nem foi o facto de ele não saber cozinhar mas foi mesmo a forma como falou que parecia que a mãe dele era a sua empregada e que tinha que fazer tudo para o menino.

      Eliminar