segunda-feira, 31 de março de 2014

O pré-conceito

Não conheço ninguém que não forme preconceitos em relação a alguma coisa. Faz parte da maneira como somos educados e da sociedade em que vivemos. Por exemplo ontem no espectáculo de dança houve um rapaz e uma rapariga que dançaram danças de salão. Já tinha visto o rapaz na apresentação e não pensei nada sobre ele mas quando o vi dançar (e dançava muito bem) pensei imediatamente que era gay (nada contra os gays) mas pensei que era gay simplesmente e estupidamente porque ele estava a dançar danças de salão. Os rapazes que dançaram hip-hop eu não pensei que eram gays. No fim vi-o com a namorada e foi bem-feita para mim para não estar a "etiquetar" uma pessoa sem a conhecer. O mesmo acontece-me quando vejo alguém de turbante, a primeira coisa que me vem a cabeça é terrorista. Isto é estúpido porque nem todos os terroristas usam turbante, nem todos os que usam turbante são terroristas e eu sei que é estúpido mas são influências do que vemos na televisão e do estado do mundo. O mesmo acontece quando vemos alguém com aspecto de rufia, a maioria das pessoas vai se sentir menos confortável e quer ficar longe daquela pessoa. Basicamente a imagem que as pessoas transmitem seja pela sua roupa, maneira de se movimentar ou falar faz-nos etiqueta-las sem muitas vezes as conhecer-mos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário