segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Pagar para trabalhar

Quando enviei um documento para a conferência sabia que se fosse aceite teria de pagar e não pensei duas vezes em tentar a minha sorte. Quando recebi o mail de confirmação de aceitação para comunicação oral toda eu era felicidade. Quando o meu pai disse a minha mãe "Olha a Sra. Engenheira vai a uma conferência" a primeira coisa que a minha mãe me perguntou foi "Então e vão-te pagar??" disse-lhe que não alías eu é que tinha que pagar a inscrição, o transporte e o alojamento (aproximadamente 200€) se necessário. Ela argumentou "Então porque vais? Tens o trabalho e ainda tens de pagar?"

Quando me falaram das conferências percebi logo que se pagava, às vezes muito, e encaixei essa informação sem grandes problemas. Agora quando a minha mãe levantou a questão fiquei um pouco perdida. É verdade que eu é que vou trabalhar e percebendo que sou um formiga no meio de gente importante não faria sentido receber um "caché" pela minha participação mas não sei até que ponto faz sentido ter tantos custos. É verdade que a inscrição dá-me direito aos materiais da conferência, almoços e coffe breacks mas pensando bem no assunto estas coisas deveriam ser oferecidas aos oradores? já basta pagar o transporte e o alojamento. O meu pai diz que é currículo e que vou fazer contactos importantes. Eu já tinha pensado nisso que efetivamente seria bom a nível de contactos e sinceramente fiquei tão contente de o primeiro documento que envio para alguma coisa ser aceite para comunicação oral que não me passou pela cabeça recusar esta oportunidade. Vocês pagariam ou desistiam?

2 comentários:

  1. Eu sinceramente pagava. Também gostava de mudar o mundo mas a verdade é que (ainda) não chegamos ao patamar em que tenhamos poder para alterar essas coisas, talvez uma organização conjunta, uma petição ou algo assim para que essas ideias fossem sendo alteradas mas, para já, enquanto estás no inicio e como és "só uma" eu pagaria.

    Claro que talvez a minha visão "da coisa" esteja condicionada porque, por exemplo, no ano passado uma rapariga da minha área que estava desempregada à algum tempo foi fazer uma apresentação a um congresso no UK, levou alguns CVs com ela e andou a distribuí-los a quem de interesse. A verdade é que ela já não voltou a Portugal. Isto depois de andar a desesperar por "alguma coisa" cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois realmente a nossa visão dita tudo. Para mim quando disseram que se pagava não achei estranho mas para a minha mãe não faz sentido. Eu também tenciono pagar tendo em conta que o valor da inscrição até é razoável e não sei se vou precisar de alojamento porque vai depender do programa da cena. O meu orientador também vai mas a ele a escola paga eu como não sou bolseira é que não tenho tanta sorte.

      Eliminar