quarta-feira, 4 de junho de 2014

Essa coisa tão porreira dos estágios profissionais

Pois que agora virou moda fazer um estágio profissional, quase todos os anúncios de trabalho pedem alguém que possa fazer estágio. Antes disto virar moda já eu estava num estágio (sempre na vanguarda, eu). Pois que é tão fixe as empresas não pagarem nada por pessoas e repito pessoas que estão lá a trabalhar, é tão mas tão fixe que as empresas agora não querem outra coisa e aquilo vira uma roda viva saí um, vem outro e assim sucessivamente até gastar todas as opções disponíveis. Conheço várias pessoas em estágios destes além da minha experiência pessoal (que tendo em conta o que oiço, é fantástica) e por isso parece-me importante referir algumas coisas. Sou capaz de apostar que 70% dos estagiários estão a fazer algo que não é bem a sua área (estagiário é pau para toda a obra), muitos estagiários são humilhados, pressionados, mal tratados, são tratados como lixo. Estagiários que como eu ficaram esperançados por uma oportunidade neste país de treta. É que as empresas são pobres e mal agradecidas, têm a oportunidade de ter alguém a custo zero mas então isso é pouco vamos lá explorar a criatura e coloca-la a fazer o trabalho de 3 pessoas e vamos nos divertir e chamar-lhe uns nomes e dizer-lhe que é incompetente e vamos mandar fazer a mesma coisa 30 vezes e já que estamos nisto até damos um empurrãozinho quando o estagiário leva a bandeja dos cafés. Depois há os sortudos, como eu (tenho eu lá culpa de ter sorte) que até vão para um sítio porreiro que até nem fazem uma coisa bem na sua área mas como o ambiente de trabalho é bom e não existe pressão nem humilhação, até podem ficar contentes de alargar horizontes (eu fiquei).


Sem comentários:

Enviar um comentário