segunda-feira, 9 de junho de 2014

O factor "C"

Não me enganei é mesmo do factor C que quero falar e não do programa televisivo factor X. O factor C para quem não sabe, significa factor Cunha. O factor C é muito importante no nosso país, quantas e quantas histórias já ouvimos de "tachos", favores, cunhas e por aí adiante. O factor C funciona basicamente em alguém nosso conhecido nos oferecer um trabalho ou recomendar-nos à alguém para um. Quanto melhor/ mais próxima for a relação entre o intermediário (factor C) e o decisor (pessoa que vai contratar) maior será a probabilidade do desempregado ter trabalho.

Percebo o factor C? Pois, que percebo. Tivesse eu oportunidade de criar trabalhos a ver se não pensava primeiro em pessoas conhecidas para os mesmos. O factor C até mostra uma certa preocupação/solidariedade com pessoas conhecidas.

Sou a favor do factor C? Depende, sou a favor se a pessoa em questão for adequada ao serviço. Sou contra se a pessoa for um zero à esquerda naquilo que vai fazer.

Já tiveste factor C? já, sim. Trabalhei um mês no verão na empresa onde a minha mãe (factor C) trabalha.

Serias capaz de ter factor C? Olá!! tipo acordem! estão bem a ver o país onde moram é que de outra maneira dificilmente arranjam qualquer coisa. É claro que seria capaz mas iria me esforçar o triplo para saberem que mereço por mérito próprio estar lá.

Uma pessoa deve ter vergonha de estar num sitio por factor C? Sim se não souber fazer o seu trabalho de uma maneira competente. Se for um bom trabalhador, os outros com dor de cotovelo é deixa-los com dores.

Como ter bons factores C? Pois, gostava eu de saber. às vezes uma pessoa tem sorte e nasce numa família que já tem factor C outras têm a ver com os contactos que a pessoa faz ao longo da vida. Para as pessoas com dificuldades de sociabilizar (tipo eu) é capaz de ser mais difícil.

2 comentários:

  1. Eu já fui o tipo de pessoa que recusaria (e recusei) uma cunha. Achava eu que isso era só para malandros e para quem não queria trabalhar até porque eu sempre tinha conseguido trabalho sozinha e dessa vez também acabei por conseguir. Até que um dia a vida me mostrou que nem sempre é assim, que muitas vezes as pessoas só conseguem entrar numa área, só conseguem experiência e trabalho dessa forma.

    Hoje se tivesse oportunidade de entrar por cunha nem olhava para trás. No entanto, continuo a achar que entrar por mérito faria muito pelas empresas, pelo nosso país... Muitos acabam por ser considerados de "topo" na sua área mas foi porque tiveram essas oportunidades (e aproveitaram-nas era pior se não o fizessem) mas nunca saberemos se, quem não entrou porque não era sobrinho, filho, etc de "alguém", não teria sido muito melhor, se não teria dado mais valias à empresa, se não teria conseguido ser ainda melhor e ter ainda melhores resultados.

    Apesar de ter mudado de opinião sobre as questões das cunhas a professora (universitária) que mais admiro ainda é uma que nos contou uma situação em que recusou dar trabalho (por cunha) à filha de um senhor muito importante. Disse-lhe que ela teria que passar por todo o processo de recrutamento e se não fosse a melhor não ficava. E não ficou porque não era a melhor. Como ela disse, também não a ia recusar só por ser filha de quem era, da mesma forma também não lhe dava o trabalho só "porque sim".

    A dita senhora só quer os melhores a trabalhar com ela e isso temos que admirar :D (pelo menos eu admiro-a bastante por isso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, acho que se uma pessoa disser que consegui sem cunha sobe logo uns pontos na consideração mas hoje em dia parece impossível encontrar trabalho de outra maneira.

      Eliminar