sábado, 21 de junho de 2014

Voltam a fazer o mesmo

Eu sou uma pessoa preocupada com o ambiente e tal aquelas coisas das energias renováveis e sustentabilidade (ui que palavra tão grande). Aquelas coisas que toda a gente diz que é muito importante, porque bem se não tivermos planeta ainda não temos para onde ir, mas que ninguém se preocupa muito. Passando o desabafo, a verdade é que tento na minha vida ajudar o ambiente o melhor que posso e sei, não sou fundamentalista e sei que podia fazer muito mais, pois que podia mas o ideal é encontrar um equilíbrio entre o conforto e o consumismo.

 Bem mas indo aquilo que quero mesmo dizer. Quando comecei a trabalhar onde trabalho, uma das primeiras coisas que reparei é que não faziam reciclagem (para mim o básico dos básicos para qualquer família ou instituição) e em jeito de iniciativa perguntei ao chefe se não era possível colocar uns caixotes para separar o lixo, nem seria preciso comprar só estipular o que ia para cada caixote. Disse-me que não valia a pena, que ninguém ia fazer isso e eu teimosa como um burro decidi então trazer comigo (sim, isso carregar lixo para casa) pelo menos os resíduos de papel, visto que sendo um escritório é o que se produz em maior quantidade. E assim foi, ao longo deste ano tenho trazido comigo a maioria das caixas e papeis que iriam para o lixo. Trago-os para casa porque me dá mais jeito e as vezes fazem-me falta jornais e claro que ao longo deste tempo ouvi os meus pais queixarem-se por trazer lixo para casa mas ontem quando trouxe mais uma caixa (provavelmente a última) cheia de papel o meu pai perguntou :" Então quando te fores embora vão fazer o que? vão ficar com o papel lá armazenado" e eu respondi-lhe: "Não, voltam a fazer o que faziam antes e metem no lixo normal".

E assim que o nosso país não avança porque uma pessoa só por mais que queira dificilmente faz a diferença. 

4 comentários:

  1. Isso é daquelas coisas que também me irritam.
    Um tio meu tem um café e nunca sequer considerou a hipótese de fazer reciclagem. Estamos a falar de imensas latas, papeis, plásticos, etc e vai tudo para o lixo comum. Não há nada que o faça mudar.

    Infelizmente acho que isso se deve muito à falta de civismo: a maioria das pessoas não quer saber dos outros para nada e só faz/não faz algo quando tem beneficio directo ou quando está a levar directamente com as consequências das suas acções. Quando andava no 12º ano promovemos uma recolha de sangue e quando andávamos a publicitar a mesma havia pessoas a perguntar que tipo de regalias iriam obter ao doar o sangue e, perante os mais cépticos ou aqueles que se negavam, as regalias faziam-nos mudar de ideias ou ficarem pelo menos abertos à hipótese de doarem. No próprio dia, apareceram imensas pessoas que diziam que só iriam doar por terem X e Y regalias... outras era somente porque assim fariam análises gratuitas ao sangue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente poucas pessoas acreditam em "regalias" sem as verem. para mim saber que estou a ajudar o planeta, a minha casa, é uma regalia. Quando vou dar sangue, saber que posso ajudar alguém é uma regalia.

      Eliminar
    2. Pois eu penso também assim. Aliás quanto ao doar sangue sempre pensei que se eu tivesse um acidente, ou alguém que eu ame, iria querer que essa pessoa tivesse sangue disponível. Infelizmente, muitas pessoas não pensam assim e mesmo quando deixaram de ter o cartão de dador (que permitia entrar na área das visitas dos hospitais, etc) muitas pessoas desistiram de doar sangue.

      Mas vai havendo esperança. Acho que as escolas estão cada vez mais empenhadas em reciclar e ensinar as crianças a reciclar (pelo menos aqui no meu conselho). Por exemplo, eu ensinei o B. a lavar os dentes com o copo (e não com água a correr) mas entretanto ele, quando acaba de os lavar e quando ainda sobra água no copo vai regar as plantas com essa água. E isso ele aprendeu na escola (nem tal coisa me tinha passado pela cabeça). Já para não falar que tudo o que são caixas, plásticos,etc ele não quer que vá para a reciclagem porque são para fazer "trabalhos" na escola. Na altura do natal as rotundas são todas enfeitadas pelas escolas com material reciclado e vai havendo vários concursos, teatros, etc que têm como principio a reciclagem de material.
      Se tiverem a fazer isso com todas as crianças eu acho que há esperança :)

      Eliminar
    3. Em relação a escola realmente acho que se está a fazer um trabalho espectacular não só ensinando os miúdos a reciclar mas a poupar também. Como uma professora uma vez disse a regra dos 3 "R" se antes estiver P de Precaver e a educação está incluída no precaver.

      Eliminar